domingo, 2 de junho de 2013

O comércio de esmalte no Brasil



  A venda de cosméticos tem se alavancado cada vez mais no Brasil, porém a que tem recebido bastante destaque, passando de coadjuvante para protagonista, é o comércio brasileiro de esmaltes.

  Há uma década, o esmalte era algo similar a finalizar um look, com tons mais claros para as menos despojadas, e tom de vermelho para as mais ousadas, mas atualmente toda a cena se tratando de beleza tem se desenvolvido muito no Brasil e de acordo com esse fato, as empresas de esmaltes tem apostado fortemente em seus produtos, inovando com novos modelos, cores e designs bem arrojados a fim de atrair cada vez mais seus consumidores.

  As empresas brasileiras de cosméticos vem se estimulando de acordo com o bom desenvolvimento da venda de esmaltes no país, criando assim suas próprias linhas e entrando na briga pela liderança, citando exemplos: L'Oreal com sua marca Colorama, O Boticário, Beauty Color e Chilli Beans.

  Nos últimos anos, as empresas que trabalham com a venda de esmaltes tem conseguido arrecadar até 500 milhões, segundo dados da Associação da Insdútstria de Hihiene, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec).

  O mercado de esmalte continua em alta, não só no Brasil que é o segundo maior país consumista do mundo perdendo só para os Estados Unidos, pois essa categoria foi uma das que mais cresceu entre as de higiene e beleza, tornando-se quase que básico ter pelo menos 3 esmaltes para cada consumidor.

A diferença no mercado

  Inovação é a chave!

  Uma das estratégias adotadas pela Colorama foi se concentrar no giro de lançamentos, e eliminando as com menor movimentação, garantindo assim uma vaga em seu portfólio como as sensações do momento. Um exemplo é seu tom de Rosa Chiclete, como teve uma boa procura, foi rebatizado como Rosa Sucesso e hoje é uma das cores mais vendidas.

  A venda não depende só de como a inovação atua sem ter a percepção de comportamento de seu público. Visando isso, uma estratégia básica adotada pelas empresas é lançar sua moda de acordo com as estações climáticas, ou mesmo no Brasil, cores vibrantes de acordo com o clima. "O Brasil é um país onde os esmaltes atuam em 20 dedos ao invés de 10". De acordo com a seguinte frase, podemos entender que a venda de esmaltes no Brasil segue sua tendência tropical, onde o tipo de vestimenta mais usados seriam blusa, short e chinelo.

Segue em vídeo, um exemplar sobre o assunto:



Postado por Victor de Mello M. Meneses, 25 anos, Vendedor, aluno da Universidade Castelo Branco, no Curso de Gestão de Marketing e exemplifiquei sobre o assunto pois é uma grande promessa no mercado, não conhecida á fundo por muitos tanto no público masculino, e pude conferir também que esta área está em um ótimo desenvolvimento e não basta apenas querer, porém ter criatividade e idéias inovadoras.

  
  

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